Pular para o conteúdo

Noberto Confecções

Entenda a diferença entre edredom, colcha e cobre-leito

Edredom

A escolha de roupas de cama vai muito além da estética. Com tantos produtos disponíveis no mercado, é importante conhecer a função de cada um para garantir que esteja comprando o que realmente deseja. Por exemplo, itens como edredom, colcha e cobre-leito são conhecidos (mas também confundidos) quando se trata de comprar a roupa de cama.

Edredom

Desde a Era Viking, acredita-se que os edredons já eram usados pelos povos do norte do que hoje é a Noruega. O edredom é usado para proteção durante os dias frios, e de forma mais prática, pode ser descrito como um tipo de coberta “acolchoada”. O enchimento pode ser sintético (malhas de poliéster) ou natural (plumas), o que é responsável pelo aquecimento da peça. Além disso, o revestimento do edredom é macio, normalmente em tecidos em 100% algodão, malha, cetim ou linho.

Cobre-leito

O cobre-leito, embora não tão popular, se trata de uma coberta “acolchoada”, porém bem mais fina. Dessa forma, é ideal para os dias mais quentes. Assim como o edredom, ele pode ser confeccionado em tecidos 100% algodão, misto ou até em 100% poliéster, cada um com suas próprias vantagens.

Colcha

A colcha, muitas vezes confundida com o cobre-leito, serve como função decorativa ou uma coberta fina, pois é o mais leve dos três produtos citados aqui. Sua principal diferença dos demais é que não possui acolchoamento. Além disso, as colchas são conhecidas por serem produtos mais artesanais e trabalhados, com babados ou crochê.

Outros Detalhes

É importante ficar atento a alguns detalhes durante a escolha desses produtos. Por exemplo, quanto maior a quantidade de fios presente em um tecido, mais macio ele tende a ser, como explicamos em nosso post sobre lençóis percal.

Outro detalhe é o enchimento do edredom ou cobre-leito: os naturais tendem a ser mais macios e proporcionar maior isolamento térmico, porém também são os que mais causam alergia, como apresenta esse artigo. Portanto, caso tenha problemas com alergias, principalmente a noite, prefira enchimentos sintéticos.

Não se esqueça de conferir nossos outros posts no blog!