Pular para o conteúdo

Noberto Confecções

Como escolher cortinas para a cozinha?

Cortina para Cozinha

A cozinha é um dos ambientes com mais espaço para a escolha de detalhes numa casa. Seja nas cores das tampas dos potes de temperos, na cor do liquidificador combinando com a batedeira ou num vaso de planta. Mas, você já pensou na diferença que uma cortina faria ao ambiente?

Os motivos não são apenas estéticos, claro. Ter uma cortina na cozinha também diz respeito ao bem-estar (afinal é difícil cozinhar ou lavar a louça com a luz do sol batendo nos olhos ao meio-dia) à privacidade ou até mesmo à segurança, para não deixar à mostra o que você tem dentro da sua cozinha (principalmente se sua janela é voltada diretamente para a rua).

Para ajudar nisso, preparamos alguns pontos que vão te ajudar a escolher a cortina perfeita para a sua cozinha:

Veja o tamanho

Normalmente, as cozinhas possuem janelas pequenas, portanto, é essencial encontrar uma cortina que siga o mesmo padrão; assim a peça não fica amontoada na bancada nem corre o risco de ficar molhada ou manchada de gordura. Porém, como você já deve ter lido nos nossos outros posts, toda cortina deve ser um pouquinho maior que a janela para cobrir todo o espaço tranquilamente.

Atente-se às cores e aos materiais

Como a cozinha é um cômodo que tende a esquentar, prefira cortinas confeccionadas em materiais leves e cores claras que absorvem mais a luz, consequentemente deixando a temperatura mais amena. Uma ótima opção são as cortinas com voil que são bem finas. Porém, há exceções. Caso entre muita luz solar pela janela, prejudicando a visão em certas partes do dia, o ideal é utilizar uma cortina blackout.

Decoração

Não apenas por questões estéticas, mas a decoração sempre deve ser levada em conta ao escolher uma cortina; há uma relação direta entre um ambiente decorado e o bem-estar dos moradores de uma casa. Portanto, a última dica é prestar atenção na composição da sua cozinha e em seus próprios gostos para deixar sua marca no ambiente. Por exemplo, você não precisa necessariamente se prender em uma cortina de voil branco e liso, se o que você realmente gosta é de tecidos decorados.

Gostou das dicas? Não esqueça de conferir nossos outros posts e nossas cortinas!