Dentre os tecidos utilizados na indústria têxtil, os que possuem o acabamento Jacquard é uma das opções versáteis, sofisticadas e alegres. Saiba mais sobre ele!
História
O inventor desse tecido foi o mecânico francês Joseph-Marie Jacquard, no final do século XVII. Vindo do ramo da tecelagem, ele construiu um tear automatizado, que entrelaçava os fios do tecido em uma sequência pré-definida por cartões perfurados. Foi o início da possibilidade da produção de tecidos personalizados em escala industrial.
Atualmente, os métodos usados para a confecção do tecido Jacquard são (ainda) os cartões perfurados, tambores selecionadores, memórias eletrônicas com dispositivos acionadores e correntes de elos específicos.
Características do Tecido
O entrelaçamento de fios no tecido Jacquard permite a criação de estampas padronizadas. Diferente de outros tecidos estampados, onde os desenhos e cores são transmitidos para o tecido branco, as estampas são confeccionadas no próprio tecido. Tudo isso contribui para que o tecido seja mais durável e macio. Além disso, o tecido pode ser confeccionado a partir de uma mistura de fibras, como algodão e poliéster, como é o caso da Cortina Cetim Jacquard.
Produtos confeccionados com tecelagem Jacquard
O tecido Jacquard é muito versátil, podendo ser usado na fabricação de diversos produtos, como por exemplo, roupas, colchas, toalhas de mesa, capas de almofada e cortinas.
Gostou do post? Não esqueça de conferir outros no nosso blog!