Pular para o conteúdo

Noberto Confecções

Sofá: Diferenças entre capa e protetor

capa teixeira sofá 3 lugares

Tem crianças ou animais em casa e quer proteger o estofado do seu sofá? Ou ele já está manchado e rasgado? Para os dois casos, o mercado de cama, mesa e banho oferece capas e protetores de sofá, mas qual é o melhor para o seu caso?

Confira algumas características dos dois para te ajudar a decidir.

Capas para Sofá

As capas cobrem toda a extensão do sofá, sendo esta uma das principais diferenças em relação ao protetor.

Podem ser confeccionadas em tecidos como lona, sarja, veludo ou malha, cada um deles com seus próprios benefícios: as capas de lona são mais pesadas e consequentemente mais resistentes; já as confeccionadas em sarja são conhecidas por não encolherem nem esticarem durante a lavagem, ou seja, é necessário conhecer bem as medidas do sofá antes de comprá-la. As capas de malha, por sua vez, possuem elásticos que permitem com que elas se adequem ao formato do sofá (porém não são recomendadas para sofás com botões no estofado porque podem marcar).

Caso você deseje renovar completamente a aparência do seu sofá, a capa pode ser a melhor opção, afinal vai cobrir todo o móvel. O único contra é que pode ser complicado colocar o acessório no sofá sem conhecimento, então é importante seguir o passo a passo para economizar tempo. Normalmente esse tutorial vem na própria embalagem do produto.

Protetores para Sofá

Os protetores, ao contrário das capas para sofá, cobrem apenas algumas partes do sofá: encosto, assento e braços do móvel. Eles podem ser confeccionados em vários tipos de tecido, como por exemplo dupla face (o que proporciona dois produtos em um), veludo ou em acabamento Jacquard. Outra de suas características é que os protetores podem (ou não) serem amarrados nas laterais do sofá.

Como eles deixam parte do sofá à mostra, os protetores são ideais quando se quer proteger as partes “principais” do sofá, mas ainda mostrar o tecido original do móvel. É possível combinar as cores do protetor com as do sofá, criando uma composição harmônica na sala. Além disso, eles são mais fáceis de colocar (e remover) do que a capa de sofá.