O colchão não é algo que se troca todo dia. Na verdade, seu prazo de validade é de 10 anos, embora a OMS (Organização Mundial de Saúde) recomende a troca do colchão após 5 anos de uso. Durante todo esse tempo, é ideal manter alguns cuidados com o objeto e para ajudar nisso, foram criados as capas e protetores de colchão. Por isso, sim, é necessário ter um deles na sua casa!
Uma dúvida comum quando se pretende comprar alguma proteção para o colchão, é confundir o protetor de colchão com a capa de colchão: o protetor fica apenas na parte de cima do colchão, enquanto a capa protege todo o objeto.
Confira agora algumas das vantagens de usar capas de colchão:
Evita manchas
Como já mencionado, o colchão é um produto que dura por anos e nesse meio tempo, pode (e provavelmente vai) surgir algumas manchas, pelas mais variadas causas, nele. É aí que entra a proteção da capa de colchão. É possível encontrar também modelos impermeáveis, que retém líquidos que entram em contato com a cama.
Imperceptíveis
Quando se trata da capa de colchão, principalmente com zíper, tudo o que você tem que fazer é colocar o objeto dentro dela e fechar. Você não vai sequer sentir o tecido se movendo, pois é como se eles fossem um só.
Evita alergias
Os colchões são ambientes úmidos e, por isso, propícios para o desenvolvimento de ácaros, fungos ou bactérias. Quando pessoas alérgicas tocam o colchão contaminado, é comum desencadear as incômodas crises de alergia. A capa de colchão evita esse processo já que funciona como uma barreira entre a pele e o objeto. Só é importante não esquecer de lavar as roupas de cama, incluindo a capa de colchão, pelo menos uma vez por semana.